Fomos para Echmiadzin que é a Igreja Mãe de todas as igrejas armênias onde fica o "Catholicos" (o "Papa Armênio"). Pelo fato da Armênia ter sido o primeiro país a oficializar o Cristianismo como religião do Estado, Echmiadzin é considerada a primeira igreja cristã do mundo. Além disso, hoje se comemora a Ascensão da Mãe de Cristo, um dia em que as uvas são abençoadas e distribuídas para os visitantes. Por este motivo a Armênia toda estava lá assistindo à missa e nós só conseguimos ficar dentro da igreja por alguns minutos pois o calor de 40 graus também não ajudava. Mesmo assim foi emocionante estar ali, especialmente para a Juli. Também fazem parte do complexo um mosteiro, uma igreja só para batizados e a casa do Catholicos. Em seguida visitamos as igrejas de Gayane e Hripsime, ambas erguidas em homenagem à freiras que foram massacradas antes da adoção do Cristianismo e que são consideradas as primeiras mártires armênias. Por fim visitamos Zvartnots, ruínas de um templo do século VII que especialistas de hoje relutam em aceitar que tenha sido construído naquela época devido a sua complexa arquitetura.
Voltamos para Yerevan e fomos novamente ao Vernissage, agora focados em comprar os souvenirs que tínhamos gostado no dia anterior. Almoçamos no Afrikanner, deserto no almoço de domingo mas com ótima comida armênia. Voltamos para o hotel e como não tínhamos mais quarto ficamos na piscina e vimos o Brasil perder da Rússia na final do vôlei masculino (os garçons armênios estavam torcendo pra Rússia). Foi o tempo exato da Tia Alice chegar para nos levar para jantar na sua casa, onde ela preparou um verdadeiro banquete com todas as comidas armênias possíveis, apenas para nós. Foi divertido tentar se comunicar em armênio já que ninguém falava inglês mas a Juli conseguiu conversar por 2 horas. Conhecemos seu filho e a esposa além dos dois netos adolescentes. Como toda boa mentz-mamá armênia não parava de insistir para que comêssemos mais. Todos ficamos muito felizes pelo encontro e depois eles nos levaram até o hotel.
Ainda tínhamos mais 4 horas para matar até o vôo para Istanbul e ficamos enrolando no hall do hotel e no Moscafé (ao lado do hotel, ambos com wifi). Em breve partimos para o aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário