sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Roma - dias 1 e 2

Chegamos em Roma por volta das 4 da tarde. Pegamos um táxi de Fiumicino para o hotel (40 euros, preço tabelado) mas nosso hotel fica numa rua só para pedestres. Carregamos as malas um pouquinho e ao chegar no Town House Spagna (via della croce, 50) nosso agora amigo Paolo disse que um hóspede ficou doente e ficaria mais um dia no quarto; fomos transferidos para o prédio da frente no "hotel" (Suites Rome, via della Croce) de um amigo dele. Na verdade ambos são prédios, antigos mas muito bonitos, onde eles alugam suítes totalmente equipadas. Não é a imagem tradicional de um hotel, mas é o que estávamos buscando.

Deixamos as malas lá e fomos dar uma volta. A Juli ficou impressionada com a cidade e apesar de não ser mais alta temporada Roma ainda está abarrotada de turistas. Alguns brasileiros mas poucos comparado à quantidade de turistas. Andamos pela Via del Corso, visitamos a Fontana di Trevi (que temos que voltar a noite), tomamos um excelente sorvete no San Crispino na via della Panetteria (o melhor de Roma segundo o Paolo) e chegamos até o monumento a Vittorio Emanuele II. Dá pra imaginar a quantidade de brasileiros que têm vindo pra cá pelo fato de em todo lugar os vendedores tentarem arranhar um português. A noite jantamos na Fiascheteria (via della Croce x via Belsiana), mais uma ótima indicação do Paolo, onde tomamos meio litro de vino della casa por 5 euros (acho que vamos tomar bastante vinho por aqui). Dormimos muito bem depois de um longo dia.

Hoje o dia começou com nova arrumação de malas e mudança para o Town House Spagna. Tomamos café, deixamos as malas lá e saímos a pé por Roma. Esta caminhada durou 9 horas! Passamos pela Piazza di Spagna, loja da Sephora, Piazza Barberini, Quattro Fontane, Piazza della Repubblica, Santa Maria Maggiore e chegamos ao Coliseu às 2h30 para nossa visita guiada agendada para às 3. Compramos o ingresso pelo site www.tickitaly.com e foi uma ótima pedida: o ingresso (aprox 30 euros por pessoa) incluía uma visita guiada de 3hs (1 delas no forum romano) com direito a entrar em áreas reservadas como o subsolo e o último andar. Além disso pulava a fila para entrar e as explicações eram completas e valeram a pena. Na frente do Coliseu e por total coincidência encontramos o Rizzi, amigo do Leo que mora em Madrid. Tentamos marcar um jantar mas acabamos não conseguindo nos encontrar.

Depois do Coliseu fomos a um lugar pouco convencional: Time Elevator, na esquina da Via del Corso com a Via dei SS Apostoli. É um cinema com jeito de brinquedo da Disney que em 25 minutos conta a história de Roma, desde sua fundação até os dias de hoje. Foi legal para saber um pouco mais da história e muitas das coisas que tínhamos acabado de ver. O modelo é meio forçado (cientista maluco viajando no tempo) mas no geral vale a pena, além de ser uma das únicas atrações de Roma na qual não se precisa andar.

A noite fomos jantar no famoso Il Vero Alfredo di Roma, que fica do lado do nosso hotel (Piazza Augusto Imperatore,30-continuação da via della croce, cruzando a via del corso -
Telefones: 066878734 ou 066878615 - abre às 19h30 e fecha às 23hs, deve-se chegar até às 22hs e fazer reserva um dia antes ou chegar cedo - fechado aos domingos e 2as). O fettucine Alfredo é sensacional mas o pomodoro também estava excelente! Tudo ótimo! Na parede fotos do Alfredo com Bush, Kennedy, Juscelino Kubitschek, Walt Disney, Jorge Amado, Chico Buarque e mais dezenas de famosos. Voltamos para o hotel para arrumar as coisas e descansar e amanhã temos uma visita guiada no Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário