A cidade parece uma favelinha arrumadinha - no bom sentido - já que todas as casinhas se amontoam em cima do morro e se ligam através de ruelas e escadas. A grande diferenca é que todas são coloridas, com sacadas e lindas hortas e pomares, além das tradicionais roupas penduradas nos varais. Adoramos! Saímos para explorar a cidade, passeamos pelas estradinhas que contornam Manarola e mergulhamos no mar azul escuro e transparente, com pequenas praias de pedras e um sol de rachar!
A noite fizemos reserva para jantar na
Trattoria del Billy (http://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g187819-d1088126-Reviews-Trattoria_Dal_Billy-Manarola_Cinque_Terre_Italian_Riviera.html ), o restaurante mais famoso e peculiar da cidade. São 3 andares bem apertados, empilhados no alto da montanha, com janelas e varandinhas que garantiram um pôr-do-sol maravilhoso. Os garçons são bem animados e levam uma bacia de peixes frescos para os clientes escolherem qual vai virar um delicioso prato. Nós seguimos a sugestão da casa e provamos um antipasto com mais de 10 mini pratos de degustação: polenta, salmão, polvo, peixe ao pesto, anchovas, atum, verduras.. Nosso prato principal foi uma bela lagosta aberta, coberta por um delicioso fettucine! A Juli quis ver a lagosta e o Billy trouxe ela ainda viva, colocou em cima da mesa e falou que a lagosta chama Arturo! Em homenagem ao pai da Juli, tivemos que comer a lagosta e o prato inteiro e foi a melhor refeição da viagem!! Tanto que, no outro dia, repetimos a dose e jantamos novamente la. O preço não é absurdamente caro: 18 euros o prato de lagosta, por pessoa. Mais barato que muito restaurante em SP!!
No dia seguinte fomos visitar as outras "terres" (sao 5 terres - cinqueterres). Dá para ir de barco, trem ou trilha a pé. Optamos pelo trem e com passe de 10 euros você pega quantos trens quiser por um dia. Descobrimos, porém, que Manarola era a mais bonita e tranquila, pois os turistas estão por toda parte! De manhã e no final da tarde é mais agradável passear, mas entre meio-dia e 16h o calor e o excesso de gente atrapalham o passeio. O melhor mesmo é se juntar aos locais e fazer a siesta! Na hora do pôr-do-sol, caminhamos pela Via Dell'Amore, que liga Manarola a Riomaggiore, uma estradinha de 1km, com vista para o mar e um pôr-do-sol espetacular!
Riomaggiore é mais movimentada e mais "espremida", com mais restaurantes e bares turísticos (tinha até show de uma bandinha ao vivo e muitos grupos de norte-americanos), diferente de Manarola, onde os locais (em geral velhinhos) estão por toda parte, sentados em cadeirinhas, lendo seu jornal ou observando o movimento. Vernazza era bem parecida com Manarola, aparentemente com mais gente, mas tem um restaurante no alto de uma torre bem frente ao mar que tem uma vista maravilhosa! Gostamos muito das 5terre e pretendemos voltar um dia (em baixa temporada!!). Próxima parada: Sirmione!
Nenhum comentário:
Postar um comentário