terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jalapão - dia 3

Acordar às 3:45 da manhã foi duro. Tínhamos ficado na dúvida se íamos nesta trilha da Serra do Espírito Santo ou não, acabamos indo e não valeu a pena. Uma hora de carro sacolejando e depois uma hora de subida de montanha cheia de pedras a noite (quase todo mundo com lanterna, mas o ideal teria sido levar lanterna de cabeça, pois é necessário usar as mãos em diversos trechos para não cair!). Chegando lá em cima não deu pra ver o sol nascendo porque estava meio nublado. A chuva ameaçava cair, mas só garoou. Andamos mais 6km (ida e volta) no plateau lá em cima para ver as dunas, era uma vista "ok", mas que não valia todo o esforço (o Ajeitadinho diria que é igual à Imigrantes... apesar do grupo não ter gostado muito da comparação). Um passeio que não recomendaríamos para qualquer um, vale só a pena para quem gosta da aventura de uma trilha por si só (o que não é exatamente nosso caso, gostamos de uma "recompensa" no final, que geralmente é uma vista diferenciada ou um lugar pitoresco). Voltamos para a pousada, arrumamos as coisas e entramos no jipe para começar o caminho de volta à Palmas (cerca de 11 horas, com paradas)

A primeira parada foi em São Félix onde fomos no Fervedouro do Alecrim (não tão legal quanto o primeiro, mas ainda assim honesto). Em seguida almoçamos uma boa comida caseira na Pousada e Restaurante Jalapão com cozinheiras muito atenciosas. Mais alguma horas e chegamos no Morro Vermelho na Serra do Gorgulho. A lanchonete estava fechada mas ainda assim fizemos uma trilhinha de uns 15 minutos que terminou em cima de umas pedras com vista maravilhosa (muito melhor que a do passeio da madrugada e com muito menos esforço). A trilha tinha uma pequena escalada com jeito de rapel na qual a Juli superou seu medo e se saiu muito bem! Saímos de lá já de noite e umas 2 horas depois chegamos em Novo Acordo, comemos um pastel e seguimos para Palmas (de Novo Acordo pra frente a estrada é asfaltada)

Chegamos em Palmas totalmente acabados. O pessoal ainda saiu pra comer mas a gente tomou a ótima decisão de pedir um lanche no quarto. Decidimos também abandonar o grupo nos passeios do dia seguinte (que seriam as cachoeiras do Taquarussu). Ainda que nosso grupo tenha pessoas muito legais, o convívio nestes 3 dias foi muito intenso e queremos fugir um pouco do ambiente fechado de um jipe. Isto é uma coisa que não esperávamos: as distâncias são muito grandes e 90% do tempo se passa dentro do carro e quase não fizemos caminhadas. Tem que ter paciência, mas pode ser uma boa opção para quem quer conhecer lugares legais e não gosta de caminhar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário