segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Chapada dos Veadeiros - Dia 3


Acabamos de assistir ao filme "2 Filhos de Francisco", homenagem aos nossos amigos daqui de Goiás, final de um dia bem mais light, depois da maratona de ontem. Ah, o Leo tá pedindo para eu explicar porque gostamos de pessoas com sorte.. Ontem, no meio da trilha, consegui arrancar algumas poucas palavras do nosso guia (pois é, guia que não gosta de falar, onde já se viu?). Ele disse que trabalhou no garimpo desde os 10 anos, mas que graças a Deus agora podia viver do turismo. Passamos por alguns restos de cristais no meio do caminho e ele contou que há algumas décadas um gaimpeiro, em seu primeiro dia de trabalho, usando apenas uma pequena marreta, encontrou o cristal maior e mais limpo da história da região. Enriqueceu assim, do dia para a noite, comprou uma pousadinha e nunca mais teve que trabalhar. Eu, curiosa, quis saber o nome da pousada, pois achei que fosse lenda, e ele falou: caminho das cachoeiras... justo a nossa! E o Leo soltou: é, nós gostamos é de gente com sorte! Hoje perguntamos para a dona nilza e não é que era verdade? Tem até foto do sortudo com o pessoal do garimpo e a pedra gigante! O único porém é que não foi no primeiro dia que ele a encontrou; ela deu risada quando perguntamos isso.

Bom, hoje não estávamos nem um pouco dispostos a caminhar 10km. Acordamos mais tarde, tomamos café com calma e constatamos que os centros de atendimento ao turista (CAT) não nos ajudam em nada. Quando perguntados sobre como conseguir um guia para o rio dos couros, o de São Jorge falava para ir para Alto Paraíso e o de Alto Paraíso falava para procurar um guia em São Jorge; além de outras informações incorretas que nos deram. Cada guia fala uma coisa também sobre qualquer assunto. Nosso conselho é: pesquise todos os passeios na internet antes da viagem, ou compre um Guia 4 Rodas (onde obtivemos as melhores e mais confiáveis informações). Para ir para o rio dos couros, descobrimos 2 agências que fazem o traslado em 4x4 e já levam os guias por R$100 por pessoa: Travessia e Ecorotas (tels: 62 34461820 e 62 34461595). Por outro lado, chegamos a conclusão que amanhã é melhor fazermos os canyons (para matar os dois passeios dentro do parque) e deixarmos para conhecer em outra viagem as cachoeiras que são mais próximas de Alto Paraíso.

Além de correr atrás das informações para amanhã, hoje fomos para o Vale da Lua e o Jardim do Éden. Amanhã dou detalhes de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário