quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Noronha - Sueste e mergulho

Ontem fomos conhecer o Sueste, uma praia do mar de fora conhecida pelas tartarugas. Resolvemos inovar e pegamos o ônibus que corta a ilha a cada meia hora, foi bem tranquilo e ele nos deixou na porta do pic (posto de informação e controle) Sueste. É necessário alugar um colete pra não pisar nos corais e há a opção de ir sozinho ou com guia. Tentamos ir sozinhos, mas a água estava muito turva e não vimos nada. Os guias garantiam que com eles veríamos tartaruga ou não precisaríamos pagar e decidimos tentar. O guia foi nos rebocando com uma bóia e ainda deu bronca quando tentamos bater perna pra ajudar. O passeio durou mais que o esperado, o que causou algumas queimaduras de sol, mas conseguimos ver 4 tartarugas enormes (quase um metro de comprimento)! Resumindo: valeu a pena pagar R$60 pro guia.

Almoçamos na Pousada Maravilha, a mais cara e badalada de Noronha. Não vimos nenhum famoso, mas comemos um risoto de polvo e hamburger de atum deliciosos com uma bela vista do Sueste. Voltamos pra praia a tarde e ela é uma das poucas onde é possível alugar cadeira e guarda-sol. Vimos o maravilhoso por-do-sol no Forte do Boldró (não confundir com o mirante do Boldró), que tem um barzinho com som ambiente e a maior concentração de pessoas que você encontrará na ilha, o que não chega a ser um incomodo, mas contrasta com o isolamento do dia-a-dia. O sol se poe bem atrás do morro dos dois irmãos, lindo! Jantamos um spaghetti com frutos do mar sem destaque no cacimba bistro.

Hoje fizemos o segundo mergulho com cilindro e logo na saída do porto uma família de uns vinte golfinhos veio nos recepcionar! Passamos com o barco no meio deles e os vimos muito de perto! Novamente o mergulho foi muito bonito, vimos lagosta, camarão palhaço, arraia, barracuda, um tubarão lixa de um metro e meio e uma grande concentração de peixes coloridos. Ficamos muito satisfeitos com a Águas Claras e agora o Leo já tem certificação de mergulho padi! Almoçamos no restaurante da pousada Teju Açu e tanto pousada quanto restaurante são ótimos (o camarão selvagem com risoto de funghi e abacaxi é sensacional)! Tentamos repetir o por-do-sol no Forte do Boldró, mas hoje as nuvens não deixaram. Por fim jantamos na pousada beijupirá, um bom peixe com várias opções de molhos de frutas (comemos pitanga e manga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário